O Que é Caridade?

(Fonte: Google Maps)
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Por Me. Obashanan

O termo “caridade” vem do latim caritas (amor), de carus (caro, de alto valor, digno de apreço, de amor). Identifica-se hoje, freqüentemente, a caridade com um afeto piegas que se traduz por gestos de assistência paternalista. O termo evoca, imediatamente, a idéia de esmola, tanto que a expressão viver de caridade pública, significa viver de esmolas. No entanto, caridade é algo bem mais profundo.

A Umbanda em seus primórdios cunhou a frase “Fé, Esperança e Caridade”. Mestre Yapacani dizia: “Pratique a caridade nem que seja por vaidade”.

No ponto de Sr. 3 Pedras aprendemos: “Pedrinha do alto/Pedrinha de ouro/Pedrinha de Loango é…/3 Pedras vem lá do céu: Caridade, Esperança e Fé. Indica a benção que vem do alto na forma de justiça e igualdade para todos. Há ainda outro ponto antigo, do Sr. Urubatão, onde também aprendemos: “Quando ele vem lá do Oriente/Vem com ordens de Oxalá/Sua missão é muito grande/É espalhar a CARIDADE/E seus filhos proteger”.

Etimologicamente, caridade sugere dom, preciosidade, intimidade. De fato, caridade é oblação, virtude, atitude de comunhão. Mais ainda, é vida. Por isso mesmo, comporta exigências e é objeto de preceito. Sua tradução como amor se identifica se este está despido de ambigüidades. Supera, em objeto e motivação, a filantropia. Relaciona-se proximamente à justiça enquanto estabelece ordem no que é coletivo, impedindo que estas diferenças se cristalizem e se degenerem em CONFUSÃO (!).

Coincide em grande parte com a Graça. Caridade é o amor desinteressado ao próximo e é justamente aí que falhamos, pois o próximo nem sempre é interessante. Este fio tenebroso de pensamento é o que nos aproxima do egoísmo quando escolhemos a quem devemos praticar caridade. Caridade é, uma dileção sem predileção. Por isso supera e não é filantropia, que é o amor à humanidade, e sendo esta uma abstração, é mais comum a quem não quer ter trabalho para praticá-la como deve ser praticada.

Assim, como o próximo pode ser qualquer um, a caridade, é, em princípio, universal. É o que a distingue da amizade, que é inseparável da escolha ou da preferência, pois os amigos nós escolhemos, já os próximos não. Amar seus amigos não é amar qualquer um, nem amá-los de qualquer maneira: é simplesmente preferi-los, numa escolha que, quando mal feita pode levar à injustiça e à hipocrisia.

A caridade tem por objeto apenas os indivíduos, em sua singularidade, em sua concretude, em sua fragilidade essencial. É amar qualquer um, mas na medida em que é qualquer um; é regozijar-se com a existencia do outro, seja o que ele for, mas tal como ele é.

O que nos separa dele, esse outro tão distante é o EU, que só sabe AMAR A SI (egoísmo) ou PARA SI (concupiscência). Já diziam os antigos que “Caridade bem ordenada para nós é começada”, mas costuma-se tomar o dito ao inverso de seu sentido.
E, finalmente, a caridade só começa, existe e tem sentido real e efetivo, quando cessamos de nos preferir.

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